Notícias do Tocantins
Ressocialização

Atualizado em: 21/01/2022 17:57:29

Poder Judiciário do Tocantins tem parceria com Seciju para ampliação da sede da Fazenda Agropecuária de Penal de Cariri

Por: Comunicação TJ/TO

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Divulgação TJ/TO


Em parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), iniciou a construção de mais espaços voltados para reintegração social dos custodiados na sede da Fazenda Agropecuária Penal de Cariri do Tocantins. As obras começaram no dia 12 de dezembro, com a força de trabalho de oito custodiados, que, além de contribuir com a otimização do estabelecimento penal, podem ter o direito à remição de pena.

Através da Central de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) de Gurupi, o TJTO é o responsável pela construção de duas salas de aula, sala para os professores e uma lavanderia para uso dos custodiados, além da doação de um aparelho de ar-condicionado para sala do diretor da unidade. Integrando o Plano de Reestruturação do Sistema Penal, a sede da Fazenda foi inaugurada recentemente e conta com uma área total de 24 alqueires, com capacidade para trinta custodiados. Além disso, a unidade desenvolve, por meio do Programa Novo Tempo, projetos de suinocultura, criação de gado, além de sistema de produção de hortaliças e um pomar com mais de 200 mudas frutíferas e revitalização do tanque de piscicultura.

Reinserção pelo trabalho

A juíza Edilene Pereira de Amorim, que é diretora da Comarca de Gurupi, titular da Vara de Família e responde pela Cepema, falou sobre a parceria com a secretaria e da importância do trabalho como forma de capacitar a volta do custodiado para a sociedade.
“Estamos com uma parceria entre a Cepema, aqui da comarca de Gurupi, e a Fazenda, que é uma unidade penal de regime semiaberto. Permitir a reinserção dessas pessoas na sociedade faz parte da nossa colaboração e isso pode ser feito através do trabalho. O diretor da unidade, Paulo Sério, solicitou nossa ajuda, achamos extremamente pertinente e agora estamos construindo as salas de aula para os professores. Pretendemos aumentar essa capacitação para reinserção na sociedade. Não é apenas a parte de mão de obra, mas também uma capacitação em direitos humanos, em reinserção mesmo. Uma espécie de capacitação mais completa.”

Autossuficiência

A magistrada também comentou que o projeto está no início, mas os resultados estão sendo satisfatórios, além de permitir que os custodiados não fiquem no ócio e tenham a remição de pena através do trabalho. Ela também lembrou que a ideia do projeto é trazer benefícios futuros para o próprio sistema prisional. “O nosso propósito para o futuro é ter nossa autossuficiência em proteína animal e em hortaliças para o sistema penitenciário. Isso desonera a sociedade e não o só reinsere, como torna mais baixo o custo do apenado”, comentou a juíza, que também ressaltou a participação do TJTO em diversas outras ações, como a doação de cadeiras de rodas e doação de aparelhos de ar condicionado.

O chefe da Fazenda, Paulo Sérgio, enfatiza a importância da participação da Cepema de Gurupi. “Temos trabalhado com a Central de Execuções de Penas e Medidas Alternativas de Gurupi, e as obras têm o apoio da Juíza titular da Comarca de Gurupi, Edilene Pereira de Amorim, que está contribuindo com os materiais de construção”, disse, antes de destacar que é através do trabalho, que os custodiados estão se capacitando, se mantendo ocupados e aprendendo uma profissão, que garante um espaço junto ao mercado de trabalho.





Recomendadas

Ação social

Cantora Charleis doa cestas básicas para famílias de comunidade quilombola em Santa Tereza do TO

Comunicação Política

Maior encontro de comunicação política e institucional do país acontece nesta sexta, em Palmas, com ingressos esgotados

Politica

Vice-governador Laurez Moreira recebe o título de Cidadão Miracemense nesta segunda-feira, 15, em Miracema

Gospel

Cantora Charleis e Delino Marçal se apresentam na primeira noite do 5º Taquaruçu Rodeio Show

Politica

PDT é um dos partidos que mais vai crescer no Tocantins” afirma Laurez Moreira, presidente da sigla no estado

Concurso ALETO

Araguatins e Tocantinópolis receberão aplicação das Provas do concurso da Assembleia Legislativa do Tocantins no próximo final de semana

Agro gospel

Cantora gospel Charleis lança nova canção Vaqueiro Também Chora nesta sexta, 23

Tocantins

Editorias

Receba nosso boletim por e-mail

Nome

e-mail


Todos os Direitos reservados © Jornal Poder Tocantinense - 2017

Desenvolvido por Mundoweb - Inteligência Digital