Notícias do Tocantins

Atualizado em: 21/01/2022 09:02:33

Reunião entre Judiciário e Governo do Estado busca avançar processo de regularização fundiária no Tocantins

Por: Texto: Ramiro Bavier/ Comunicação TJ

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Rondinelli Ribeiro


O processo de regularização fundiária no Estado do Tocantins ganha novo reforço e contornos. Na tarde desta quinta-feira (20/1º), o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), vinculado à Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), Océlio Nobre da Silva, discutiu o tema com o presidente da Tocantins Parcerias – Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias, Aleandro Lacerda, e sua equipe, para dar início às tratativas das novas formas de cooperação entre o Estado e o Poder Judiciário tocantinense.

Ficou deliberado sobre a formalização de termos de convênio e de cooperação entre as partes, incluindo, além dos municípios, o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), para que cada signatário responsabilize-se pelos instrumentos legais para as regularizações, sobretudo no que concerne aos apoios técnico e financeiro.

Nesse sentido, segundo o juiz Océlio Nobre, as propostas, quando formalizadas, serão apresentadas ao presidente do TJTO, desembargador João Rigo Guimarães, e à corregedora-geral da Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, para apreciação. “E, em sendo aprovado, daremos início à formalização dos convênios”, disse o juiz.

Apoio e aporte

“O objetivo do Judiciário é trazer cada vez mais o Governo do Estado para dentro do programa de regularização fundiária. O Estado como apoiador dos municípios para fazer, tanto o aporte técnico, quanto os aportes financeiros, para alavancar e acelerar ainda mais o processo de regularização fundiária que já está avançando aqui no Estado do Tocantins”, disse Océlio Nobre.

Segundo o magistrado, aproximadamente 90 municípios atualmente no Tocantins compõem o projeto de regularização, porém, o processo muitas vezes esbarra nas questões que envolvem recursos, já que há municípios que não podem arcar com um dos principais requisitos: a contratação de uma empresa para fazer todo o levantamento das demandas do município, a exemplo do potencial de urbanização da região, topografia e georreferenciamento. “Os gestores precisam cada vez mais se conscientizar que regularização fundiária é algo bom, positivo, gera emprego, renda, receitas para o município”, destacou o juiz.

Para o presidente Aleandro Lacerda, as expectativas são bem positivas. “Estamos extremamente otimistas, até porque é uma determinação do governador (em exercício) Wanderlei Barbosa ampliar as ações nessa área; e essa troca de experiência, o know-how, tanto do Tribunal de Justiça, quanto do Estado, vem agregar e maximizar as ações, ou seja, nós podemos avançar ainda mais, priorizando os municípios com a regularização”, disse. Também participaram do encontro o presidente do Itertins, Robson Figueiredo, e representantes técnicos do órgão.






Recomendadas

Ação social

Cantora Charleis doa cestas básicas para famílias de comunidade quilombola em Santa Tereza do TO

Comunicação Política

Maior encontro de comunicação política e institucional do país acontece nesta sexta, em Palmas, com ingressos esgotados

Politica

Vice-governador Laurez Moreira recebe o título de Cidadão Miracemense nesta segunda-feira, 15, em Miracema

Gospel

Cantora Charleis e Delino Marçal se apresentam na primeira noite do 5º Taquaruçu Rodeio Show

Politica

PDT é um dos partidos que mais vai crescer no Tocantins” afirma Laurez Moreira, presidente da sigla no estado

Concurso ALETO

Araguatins e Tocantinópolis receberão aplicação das Provas do concurso da Assembleia Legislativa do Tocantins no próximo final de semana

Agro gospel

Cantora gospel Charleis lança nova canção Vaqueiro Também Chora nesta sexta, 23

Tocantins

Editorias

Receba nosso boletim por e-mail

Nome

e-mail


Todos os Direitos reservados © Jornal Poder Tocantinense - 2017

Desenvolvido por Mundoweb - Inteligência Digital